Comunidade Santo Antônio de Borá/SP

Igreja de Santo Antonio de Bora

História da comunidade Santo Antônio de Borá

A primeira capela foi construída entre 1923 e 1924, uma igreja de madeira, segundo relatos muito comprida, construída em sistema de mutirão, nas terras doadas pelo Sr. José da Costa Pinto, chamaram-na de Capela Santo Antônio de Borá, a qual inclusive deu origem a Vila de Borá.

Teve como primeiro Capelão Francisco Zandonadi e o Padre Joaquim Faria, que vinha de Sapezal para celebrar missas e comandar a festa do padroeiro.

Hoje a Igreja de Santo Antônio, já construída toda em alvenaria, localizada na Praça com o mesmo nome do Padroeiro da cidade, recebe para realizar as celebrações de missas os Freis Agostinianos de Paraguaçu Paulista.

Horário de Missas

Todos os sábados a partir das 17hrs

História de Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua (1195-1231) foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 30 de maio de 1232. Seu dia festivo é comemorado no Brasil e em Portugal em 13 de junho. Fernando de Bulhões, conhecido como Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Filho de Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira desde pequeno acompanhava os pais nas celebrações na catedral de Lisboa. Com 15 anos, Santo Antônio ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde iniciou sua formação religiosa. Em seguida foi estudar no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde recebeu a formação filosófica e religiosa. Santo Antônio é ordenado Sacerdote em 1220. Juntou-se à ordem dos Franciscanos e recebeu o hábito de São Francisco no Convento de Olivas, em Coimbra, com o nome de Frei Antônio.
Foi canonizado em 13 de maio de 1232, apenas onze meses depois de sua morte, pelo papa Gregório IX.

Dia de Santo Antônio

O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho, data de sua morte, e faz parte das comemorações juninas

Estátua de Santo Antonio na Praca

Estátua de Santo Antônio na praça da igreja